Um panorama da economia solidária em Santa Catarina, Brasil

Ivo Marcos Theis, Luis Claúdio Krajevski Krajevski, Daniel Rodrigo Strelow, Tatiane Thaís Lasta

Submited: 2020-09-24 21:11:20 | Published: 2020-09-28 00:00:00

Full text
PDF

Resumen

O tema Economia Solidária vem ganhando espaço tanto na esfera acadêmica quanto na agenda dos mais diversos atores. Não por acaso, o objetivo deste trabalho foi apresentar um panorama da Economia Solidária no Estado de Santa Catarina, inserido em um contexto socioeconômico contraditório: se por um lado o Estado apresenta indicadores que demonstram um maior grau de desenvolvimento, por outro, revela desigualdades significativas entre suas regiões. Para a consecução deste objetivo, foram examinados os resultados dos Atlas de Economia Solidária referente aos anos de 2007 e 2013. A problematização revela que o desenvolvimento catarinense é marcado pela desigualdade e que a economia solidária surge como alternativa para uma parcela significativa da população. Através da comparação dos dados no período observado se evidenciou que as práticas da Economia Solidária vêm se fortalecendo ao longo do tempo e que constituem, não só uma alternativa aos trabalhadores, mas também contribuem para o desenvolvimento local e regional. Ademais, tais ações se configuram como um espaço de prática da autogestão, e, portanto, de possível generalização deste comportamento na sociedade. 

Theis I, Krajevski L, Strelow D, Thaís Lasta T. Um panorama da economia solidária em Santa Catarina, Brasil. LIDER. 2020;19(31): 9-32. Disponible en: https://revistaliderchile.com/index.php/liderchile/article/view/23 [Accessed 28 Sep. 2021].
Theis, I., Krajevski, L., Strelow, D., & Thaís Lasta, T. (2020). Um panorama da economia solidária em Santa Catarina, Brasil. Revista LIDER, 19(31), 9-32. Recuperado de: https://revistaliderchile.com/index.php/liderchile/article/view/23 28 Sep. 2021

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Copyright (c) 2020 Revista LIDER

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.