Os desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis no Brasil diante da precarização do trabalho

Valéria Pereira Bastos, Márcia Regina Gomes Botão

Submited: 2020-09-24 02:53:55 | Published: 2019-07-05 00:00:00

Full text
PDF

Resumen

Los catadores de material reciclável são um segmento de trabalhadores expostos a toda sorte de adversidade: condições de trabalho, marginalidade, insalubridade, insegurança, entre outros. O papel da gestão pública é de fundamental relevância para prestar apoio necessário na perspectiva de garantir trabalho e renda. Neste estudo exploratório, documentamos a realidade atual desses trabalhadores no Brasil, no estado do Rio de Janeiro, município de Duque de Caxias, tornando visível desafios para políticas e gestão pública. As principais fontes da pesquisa consistiram em literatura produzida por diversos autores e na legislação pertinente, mídia eletrônica (jornais, programas de televisão, seminários), entrevistas do tipo semiestruturadas. A evidência indica que a relação do município com os trabalhadores é de total descaso, falta de apoio local. Imperativo é a existência de políticas públicas que ofertem aos trabalhadores condições dignas de vida e labor, por ejemplo a formalização e inclusão do catador de material reciclável no mercado de trabalho y participação do poder público municipal.

Pereira Bastos V, Gomes Botão M. Os desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis no Brasil diante da precarização do trabalho. LIDER. 2019;21(34): 63-83. Disponible en: https://revistaliderchile.com/index.php/liderchile/article/view/20 [Accessed 28 Jan. 2022].
Pereira Bastos, V., & Gomes Botão, M. (2019). Os desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis no Brasil diante da precarização do trabalho. Revista LIDER, 21(34), 63-83. Recuperado de: https://revistaliderchile.com/index.php/liderchile/article/view/20 28 Jan. 2022

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Copyright (c) 2020 Revista LIDER

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.